RN FAZ 4 TRANSPLANTES DE CORAÇÃO EM 2023 E ZERA FILA DE ESPERA PELO ÓRGÃO

Segundo o Hospital Rio Grande, transplante de terça-feira ocorreu bem e dentro do planejado. Foto: Assecom/Hospital Rio Grande

O Rio Grande do Norte realizou nesta semana o quarto transplante de coração esse ano e o sexto desde a retomada dessas operações em 2022. De acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap), a única pessoa que estava aguardando na fila foi o paciente que recebeu essa semana, agora a fila de espera está zerada.

O quarto transplante desse ano ocorreu na terça-feira 5 no Hospital Rio Grande, em Natal. Conforme informações do hospital, o transplante ocorreu bem e dentro do planejado. A unidade hospitalar ressaltou que as primeiras 48 horas são fundamentais e que a equipe segue acompanhando o paciente. A sala cirúrgica contou com o trabalho de cerca de 15 profissionais.

No dia do transplante, os agentes de mobilidade da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) fizeram uma escolta para garantir um deslocamento seguro e eficiente do órgão vital. A partida foi da Base Aérea de Parnamirim e em direção ao hospital.

No total de transplantes de órgãos sólidos em 2023, o Rio Grande do Norte realizou 38 procedimentos, entre coração, rim, pulmão e fígado. No Brasil, até setembro foram um total de 6.622 de transplantes.