Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the essential-blocks domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u889259375/domains/joelrei.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
SEEC ADIA ENCERRAMENTO DO CENSO DOS PROFESSORES – Blog Joel Rei SEEC ADIA ENCERRAMENTO DO CENSO DOS PROFESSORES – Blog Joel Rei

SEEC ADIA ENCERRAMENTO DO CENSO DOS PROFESSORES

A Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC) adiou o encerramento do Censo dos servidores, que terminaria nesta quarta-feira (15). A data foi prorrogada para esta sexta (17) e abrange os servidores ativos, incluindo os efetivos, temporários, comissionados e celetistas, sendo obrigatória a participação, exceto os que ingressaram neste ano, 2024, no serviço público. A pasta não informou as razões de adiar pela terceira vez o fim do prazo que inicialmente seria em 26 de abril, passando depois para 3 de maio, 15 de maio e, agora, 17 de maio.


Por essa razão, também não informou nenhuma parcial sobre os resultados do recadastramento dos servidores. Até o último dia 10 de maio, 1.272 profissionais da rede ainda não tinham prestado suas informações à SEEC, segundo divulgou o Sindicato dos Servidores da Administração Direta do RN (Sinsp-RN).

Esse censo acontece em meio às denúncias de irregularidades que o sindicato tem denunciado, apontadas através de diversos ofícios e correspondências, envolvendo gastos com educação, presença de supostos “professores fantasmas” e professores em desvio de função. A Secretária de Educação, do Socorro Batista, já foi convidada a prestar esclarecimentos sobre essas questões na Assembleia Legislativa do Estado, na semana passada. Na ocasião, disse que só poderia fornecer informações baseadas no sistema da Secretaria de Educação e no recente censo realizado pela pasta, não podendo se estender a outras pastas onde podem ter servidores cedidos, por exemplo.

Além disso, rebateu as denúncias do Sinsp alegando que 1.262 são afastados por licenças diversas, seja saúde, tempo de serviço, capacitação e cerca de 1.000 estariam permutados em convênios com prefeituras. Nas contas da secretária, a situação de 945 profissionais é que precisaria ser esclarecida e que a previsão era de que parte deles seja de professores que não foram alocados no sistema pelos seus diretores.

No final de março, em entrevista à TRIBUNA DO NORTE, a gestora disse “achar injusta” a expressão “professores fantasmas” e que a ideia do Censo era atualizar dados cadastrais da base dos servidores e corrigir possíveis desvios no cumprimento das jornadas.

Com isso, o censo começou no dia 25 de março, com expectativa de durar um mês, tendo essa previsão revista por mais três vezes. Foi anunciado com o objetivo de atualizar os dados pessoais e profissionais, bem como a relação de dependentes dos servidores da SEEC. Os servidores devem realizar o cadastramento através do SIGEduc.