SERVIÇOS ELETRÔNICOS CRESCEMM 1.058% EM TRÊS ANOS NOS CARTÓRIOS DO RN

Hands of business lady working on laptop

Passados exatos três anos da autorização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para que os atos de escrituras públicas de compra e venda de imóveis, doações, inventários, divórcios, testamentos, entre outros possam ser realizados de forma eletrônica, os cartórios de notas do Rio Grande do Norte totalizaram mais de 8 mil de transações digitais, com crescimento de 1.058% em 2023 em relação ao ano passado.

Os dados consolidados pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), entidade que reúne os 8.344 cartórios de notas do país, abrangem todos os tipos de escrituras públicas – compra e venda, doação, inventário, partilha, divórcio, entre outros -, procurações, certidões digitais, autorizações eletrônicas de viagem, reconhecimentos de firma e traslados, uma vez que hoje 100% dos atos neste tipo de cartório podem ser feitos de forma online, pela plataforma eletrônica nacional e-Notariado.

Implantada nacionalmente pelo Provimento nº 100, em maio de 2020, em meio à necessidade de atendimento remoto à população em razão da pandemia do novo coronavírus, a plataforma registrou em seu primeiro ano 432 atos praticados no Rio Grande do Norte. Já no segundo ano de funcionamento, o número cresceu 375%, totalizando 2.053 atos digitais. Em 2023, novo salto, para 5.004, registrando um crescimento de 144% nos serviços eletrônicos. No acumulado dos três anos o aumento foi de 1.058%.

“Os cartórios de notas estão na vanguarda da era digital, facilitando a vida do cidadão, por meio da plataforma do e-Notariado. Diversos atos já podem ser realizados de forma eletrônica, como procurações, reconhecimento de firma, entre vários outros. Sucesso, segurança e contribuição decisiva para a economia nacional”, afirma o presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Norte (CNB/RN), Sérgio Procópio.

Atos Digitais 

Para realizar os serviços dos cartórios de notas de forma online, o usuário deverá emitir um certificado digital notarizado – que pode ser feito gratuitamente e online pela plataforma www.e-notariado.org.br, procedimento no qual o tabelião fará a identificação do cidadão e o vinculará àquele certificado para assinar seus documentos online, e que terá validade de três anos.  A partir daí ele pode solicitar qualquer ato online, agendando uma videoconferência com o tabelião de notas e assinando eletronicamente seus documentos, inclusive por meio de seu aparelho celular. 

No caso dos reconhecimentos de firmas, o cidadão deverá acessar a plataforma www.enotassina.com.br, enviar o documento que necessita ter a assinatura reconhecida, indicar quais são as pessoas que precisam assiná-lo, realizar a assinatura de forma eletrônica e remeter o documento ao destinatário final, em um serviço que levará poucos minutos e terá o mesmo preço que o ato físico, feito no balcão dos cartórios e que é tabelado por lei estadual em cada um dos Estados do país.