
As cirurgias vasculares no Hospital Dr. José Pedro Bezerra, conhecido como Santa Catarina, na Zona Norte de Natal, estão suspensas há mais de um mês. A Secretaria de Saúde Pública do Estado (Sesap) confirmou a informação nesta segunda-feira (7), atribuindo a interrupção a um atraso no pagamento da empresa terceirizada responsável pelos procedimentos.
A suspensão agrava a situação de centenas de pacientes, visto que o Santa Catarina é a unidade de referência nesse tipo de cirurgia na rede estadual, tendo realizado mais de 2.500 procedimentos desde o final de 2022. Atualmente, a lista de espera conta com cerca de 200 pessoas.
Enquanto a fila cresce, o drama dos pacientes se intensifica. Em outra unidade, o Hospital João Machado, na Zona Leste da capital, pelo menos nove pacientes estão internados aguardando a transferência para a realização do procedimento vascular. Familiares relatam que algumas dessas esperas já duram três meses.
“A gente está passando por sofrimento. Vemos nossos pacientes em cima de uma cama, com dor, e nada é resolvido”, desabafou ao RN1, da Inter TV Cabugi, a filha de um idoso de 70 anos que aguarda uma cirurgia para amputação da perna. “Hoje mesmo meu pai foi trocar o curativo e o odor está cada dia pior. É um descaso, uma falta de respeito”, completou.
Posicionamento da Sesap
Em nota oficial, a Sesap admitiu que a suspensão ocorreu devido ao atraso no pagamento, justificado por “dificuldades financeiras que a pasta vem passando desde meados de 2024”.
A secretaria informou ainda que aguarda um repasse de verbas da Secretaria de Fazenda para quitar os débitos ainda nesta segunda-feira (7). A expectativa é que, com o pagamento, a empresa retome os serviços ao longo desta semana.
*Com informações G1 RN