SESAP VÊ TENDÊNCIA DE QUEDA NO NÚMERO DE CASOS DE COVID

O número de casos confirmados de Covid-19 aumentou no Rio Grande do Norte em novembro. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), em outubro de 2023, 105 casos positivos foram registrados. Já em novembro, o número subiu para 484, um aumento de cerca de 360% em um mês.
Em outubro ocorreram 7 óbitos em decorrência da doença, já em novembro o número de falecimento em decorrência da doença foi de 4 pessoas.


Apesar de os números serem bem menores do que no auge da pandemia, a situação preocupa e chama atenção para a continuidade da vacinação entre a população.


A equipe da TRIBUNA DO NORTE, esteve na Unidade Básica de Saúde São João, no bairro Tirol, na manhã desta segunda-feira (11), e apurou que 16 testes para covid haviam sido realizados até às 10 horas, dos quais, 8 deram positivo para a doença, e outros 8 negativo.


No entanto, de acordo com a Sesap, em termos absolutos esses dados não representam uma quantidade tão grande de casos como pode parecer, se comparados ao ano anterior. Em 2022, foram confirmados 191.084 casos e 997 óbitos até o mês de novembro. No mesmo período deste ano, foram 8.310 casos de covid e 126 óbitos em decorrência da doença.


A Sesap afirma que a tendência epidemiológica é de queda daqui pra frente. A secretaria ressalta que como a covid-19 encontra-se em caráter endêmico, o que significa que ocorre com recorrência, esses picos podem acontecer periodicamente no Estado.


Especialistas afirmam que o vírus continua circulando e que, mesmo com sintomas leves, parecidos com os de resfriado e gripe, é necessário estar alerta para os cuidados contínuos de prevenção, assim como para a continuidade da vacinação.


A Sesap afirma que segue trabalhando junto aos municípios para reforço da vacinação. A secretaria informou à reportagem da TRIBUNA DO NORTE que, na semana passada, foi requisitada ao Ministério da Saúde uma nova carga de doses da bivalente, para distribuição entre os municípios. Com isso, espera manter a tendência de queda dos últimos meses.