Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the essential-blocks domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u889259375/domains/joelrei.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
UM EM CADA QUATRO BRASILEIROS FOI VÍTIMA DE GOLPES ONLINE NO ÚLTIMO ANO, APONTA PESQUISA – Blog Joel Rei UM EM CADA QUATRO BRASILEIROS FOI VÍTIMA DE GOLPES ONLINE NO ÚLTIMO ANO, APONTA PESQUISA – Blog Joel Rei

UM EM CADA QUATRO BRASILEIROS FOI VÍTIMA DE GOLPES ONLINE NO ÚLTIMO ANO, APONTA PESQUISA

Uma pesquisa realizada pelo DataSenado revelou que 24% dos brasileiros foram alvos de crimes cibernéticos nos últimos 12 meses, incluindo clonagem de cartões, fraudes na internet e invasões de contas bancárias.

Este levantamento, parte do Panorama Político 2024, é a maior investigação sobre o tema já realizada no Brasil, tendo entrevistado 21.808 pessoas em todas as 27 unidades da Federação entre os dias 5 e 28 de junho. A pesquisa possui um nível de confiança de 95% e uma margem de erro média de 1,22 ponto percentual.

O estado de São Paulo se destaca como o mais afetado, com 30% dos entrevistados relatando perdas financeiras devido a fraudes online. O segundo estado com a maior incidência de vítimas é Mato Grosso, com 28%, seguido pelo Distrito Federal e Roraima, ambos com 27%, e Espírito Santo, que registra 26%.

Em contraste, o Ceará apresenta a menor taxa de incidência de golpes, com apenas 17%, seguido pelo Piauí, que registra 18%.

Além disso, a pesquisa indica que não existe um perfil específico para as vítimas de crimes cibernéticos, pois suas características socioeconômicas refletem aquelas da população em geral. Aproximadamente 51% das vítimas têm uma renda familiar de até dois salários mínimos, número próximo ao total da população brasileira, que é de 49%.

Faixa etária mais impactada

A faixa etária mais impactada é a de 16 a 29 anos, que corresponde a 27% das vítimas, igualando-se ao percentual desse grupo na população. Entre os brasileiros com 60 anos ou mais, a proporção de vítimas é de 16%, mesmo que essa faixa etária represente 20% da população total.

R7