
O Rio Grande do Norte encerrou o mês de julho com quase a totalidade de seus municípios em situação de seca. De acordo com dados do Monitor de Secas, ferramenta da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) em parceria com instituições locais, 96,4% das cidades potiguares apresentaram algum nível de estiagem.
O levantamento mostra que 36,54% dos municípios enfrentaram seca classificada como grave (S2), enquanto 43,11% registraram seca moderada (S1). Já a chamada seca fraca (S0) foi identificada em 16,76% das cidades. Não houve registros de seca extrema (S3) nem excepcional (S4). Apenas 3,59% dos municípios ficaram livres de qualquer classificação de seca.
Ao todo, 61 cidades potiguares, entre elas Caicó, Pau dos Ferros, Parelhas e Jucurutu, estão sob seca grave. Outros 72 municípios, como Mossoró, Macau, Assu, Santa Cruz e João Câmara, foram enquadrados na categoria de seca moderada.
A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) realiza o levantamento “Monitor de Secas” mensalmente.