
Ao apresentar a vereadora Samanda Alves como pré-candidata ao Senado Federal, a governadora Fátima Bezerra transformou um recado político em demonstração de resistência. No vídeo divulgado nas redes sociais, Fátima relembra que “tentaram de tudo para fazer a gente ficar de fora dessa disputa”, numa referência ao processo político que inviabilizou sua candidatura ao Senado e que, segundo a própria governadora, fez parte de um movimento articulado para retirar o PT da corrida por uma das vagas potiguares. Mas a resposta veio rápida. Em vez de recuar, Fátima escolheu quem a representará na disputa pelo Senado: um nome de sua inteira confiança, construído dentro do mesmo projeto político que governa o Rio Grande do Norte desde 2019.
Vereadora, dirigente partidária e uma das principais lideranças da nova geração do PT potiguar, Samanda surge como a pré-candidata encarregada de defender no Senado os avanços conquistados pelo estado nos últimos anos. O anúncio reforça uma mensagem de continuidade, renovação e unidade política. Se a intenção era retirar esse campo político da disputa, o efeito foi justamente o contrário: a eleição passa a contar com uma candidatura que chega respaldada pela confiança de Fátima, por uma trajetória de militância e atuação pública, e pela disposição de ampliar em Brasília as pautas e conquistas defendidas pela governadora no Rio Grande do Norte.