O Brasil está entre os 40 melhores países para se aposentar. É o que aponta uma nova pesquisa da consultoria Mercer, que analisou os sistemas previdenciários de 48 nações. Segundo os dados, o Brasil ocupa a 33ª colocação no ranking mundial e a 2ª na lista com países da América Latina – perdendo apenas para a Argentina.
A pesquisa analisou os subíndices adequação, sustentabilidade e integridade para medir cada sistema de renda de aposentadoria. No caso do Brasil, o valor do índice aumentou ligeiramente de 55,7 pontos em 2023 para 55,8 em 2024 devido a melhorias na transição para regimes de aposentadoria. No geral, o país recebeu nota C.
“O sistema previdenciário brasileiro possui algumas boas características, mas também apresenta riscos ou deficiências significativas que sem melhorias, sua eficácia ou sustentabilidade a longo prazo pode ser questionada”, disse a Mercer.
Neste ano, os sistemas previdenciários de classificação A são a Holanda, a Islândia, a Dinamarca e Israel, que registraram pontuação entre 80 e 100. Os sistemas de renda de aposentadoria da África do Sul, da Turquia e das Filipinas, por outro lado, contabilizaram entre 35 e 50 pontos, ficando todos no fim do ranking, com nota D.
Veja os 10 melhores países para se aposentar:
- Holanda (Nota A)
- Islândia (Nota A)
- Dinamarca (Nota A)
- Israel (Nota A)
- Singapura (Nota B+)
- Austrália (Nota B+)
- Finlândia (Nota B+)
- Noruega (Nota B+)
- Chile (Nota B)
- Suécia (Nota B)