DIA DAS MÃES: COMÉRCIO ESPERA SUPERAR VOLUME DE VENDAS DE 2023

Com a previsão da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) de que o Dia das Mães deve movimentar R$ 40,21 bilhões no varejo do País e que 78% dos consumidores pretendem presentear, a data está sendo aguardada pelo comércio para que tenha um dos melhores resultados no ano e que seja melhor do que em 2023.


Tradicionalmente aguardado com grandes expectativas lojistas, o período que antecede a comemoração, que neste ano será no dia 12 de maio, é tido como a segunda melhor data de compras para o setor. De acordo com o presidente da Federação dos Dirigentes Lojistas de Natal, José Lucena, perde apenas para o Natal. “Tem forte apelo emocional, sendo assim é uma oportunidade de incrementar vendas, movimentar o comércio e aquecer a economia”, explica.


Ele destaca que a expectativa, de acordo com pesquisa da CNDL, divulgada nesta semana em parceria com a SPC Brasil, é de, aproximadamente, 128 milhões de pessoas presenteando neste ano. “Deve movimentar cerca de R$ 40,21 bilhões nos segmentos de comércio e serviços em todo Brasil. Costumeiramente as duas semanas que antecedem a data são mais fortes de movimentação no comércio e as vendas acontecem em sua maioria na semana da celebração”, esclarece.


Dessa forma, o período atual é de divulgação dos produtos e promoções por parte dos comerciantes. “Os lojistas estão esses dias mais presentes nas redes sociais, investindo na vitrine, e nas ofertas. Todos com foco em conquistar os filhos em busca dos presentes das mães”, conta José Lucena.


O presidente da Associação dos Empresários do Bairro Alecrim (AEBA), Matheus Feitosa, também disse os comerciantes do bairro estão caprichando na divulgação das vitrines tanto físicas, quanto virtuais. Um dos diferenciais, conforme conta, é que as lojas estão investindo no atendimento à distância, apesar da atenção nas vendas presenciais. “O atendimento presencial também faz a diferença e quase sempre possibilita que a venda seja maior, mesmo com as dificuldades de estacionamento, obras na Ponte Velha que faz com que o Alecrim receba menos clientes da Zona Norte, tanto nos seguimentos de atacado e varejo”, comenta o empresário.


As lojas físicas aparecem na pesquisa da Confederação Nacional dos Lojistas como o principal local de compras dos consumidores brasileiros (74%), principalmente em shopping center (29%), shopping popular (16%), lojas de departamento (15%) e nas lojas de rua (14%). Já 37% pretendem fazer pelo menos uma das compras pela internet, sendo que 79% estão querendo comprar em sites, 63% em aplicativos e 20% pelo Instagram.


Os tipos de sites/lojas online mais citados para a compra dos presentes são os de varejistas internacionais (50%), seguidos dos sites de lojas de cosméticos e perfumes (46%) e varejistas nacionais (43%). Considerando os que pretendem comprar presentes em sites ou aplicativos internacionais, as principais justificativas de compra são: os preços mais baixos (60%), a variedade de produtos (55%), a economia de gastos (40%) e a qualidade dos produtos (35%).

Lojistas do Alecrim esperam um crescimento de até 6%

No principal centro comercial de Natal, o Alecrim, Matheus Feitosa, presidente da Associação dos Empresários do Bairro (AEBA), prevê que as vendas no Dia das Mães terão um crescimento satisfatório. “A expectativa é de vender de 5% a 6% mais que ano passado. Tendo em vista as facilidades que o cliente tem como atendimento virtual, já organizando tudo que quer, indo até a loja só pegar seus produtos ou receber em casa ou em seu local de trabalho”, disse ele.


A estimativa do levantamento da CNDL/SPC, aponta que os produtos mais lembrados pelos consumidores para presentear na data são roupas, calçados ou acessórios (42%), perfumes (41%), cosméticos (26%) e chocolates (17%).


Coincide com o que Matheus verifica no Alecrim, onde os produtos mais procurados, segundo diz, são os de uso pessoal, como vestuário, roupas, bolsas, perfumes ou kits de beleza, calçados e eletrônicos de uso diário. “São os campeões de vendas. Brindes e balões personalizados que acompanham o presente principal também vendem bem. Muitas lojas investem na sua vitrine, nas redes sociais para atender melhor o cliente que já é fidelizado e atrair novos para aumentar seu faturamento”, explica o presidente da AEBA.


A empresária, Isabela Araújo, 39, diz que vai presentear várias mães, já que não pode mais fazer isso com a sua. Para tanto, precisa estar atenta às preferências de cada uma. “Eu infelizmente não tenho mais mãe, mas eu tenho várias mulheres que eu adotei como mãe ao longo da minha jornada. Então eu vou selecionando os presentes de acordo com o gosto delas e reservo o meu domingo para presenteá-las”, explica. “Dependendo da mulher, eu vou selecionando por categoria. Umas gostam de ganhar para casa, outras para uso pessoal”, conclui.


Buscar produtos e novidades disponíveis, bem como pesquisar os preços em diferentes estabelecimentos é a estratégia da atendente Cyntia Emanuele, 24. Ela também é mãe e, além da homenagem para a mulher que lhe deu a luz, está ansiosa para o presente que deve ganhar do filho. “Meu filho ainda é pequeno e o pai é quem vai escolher com ele. Mas o da minha mãe já estou procurando. Esse ano ela já insinuou o que quer, produtos de beleza, então está mais fácil. Vou pesquisar melhor na próxima semana”, conta.