A safra de frutas 2024/25 foi lançada na manhã de segunda-feira (26) e a previsão é de que o volume exportado tenha um aumento de 116%, em comparação com o ano passado, passando das 60 mil toneladas embarcadas na safra 2023/24 para 130 mil toneladas nesta temporada. As projeções são da Agrícola Famosa, que investiu R$ 30,5 milhões na melhoria do Porto de Natal, e ocupa parte do espaço deixado pela CMA CGM. Com o incremento, o Rio Grande do Norte volta a exportar frutas em contêineres para centros importantes da Europa, como Espanha, Países Baixos e Inglaterra.
Além dos representantes da Agrícola Famosa, a governadora Fátima Bezerra (PT), secretários de Estado e o diretor-presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), Nino Ubarana, celebraram a parceria com a iniciativa privada para fortalecer a operação do Porto. As 130 mil toneladas exportadas ainda estão abaixo do volume movimentado pela CMA CGM, mas a iniciativa é animadora, diz Nino Ubarana. O diretor-presidente da Codern acredita que a retomada do Porto passa pela “ocupação” da Agrícola Famosa.
“Na safra anterior da Agrícola Famosa nós exportávamos 2.500 paletes por semana e a previsão para essa safra agora é dobrar para 5.000 paletes. Além disso, quando assumimos a Codern em maio de 2023, não tínhamos mais a operação de contêineres e já para essa operação nova da Agrícola nós estamos com 82 contêineres vazios aqui no pátio e isso é importante porque vai aumentar a exportação e a movimentação de cargas aqui no Porto de Natal”, pontua Ubarana.
Os contêineres começaram a ser abastecidos com as principais culturas do Estado, conhecidas como as 4Ms: melão, melancia, manga e mamão, que são responsáveis por 14,72% de toda a produção de frutas brasileiras. A governadora Fátima considerou “uma alegria imensa” o retorno da operação de contêineres. “O RN ocupa um lugar de destaque a nível nacional, ficando entre os três principais exportadores de frutas. Isso é resultado de uma parceria feita com muito senso de compromisso, entre governos estadual e federal, Codern e iniciativa privada”, afirmou.
A Agrícola Famosa investiu o valor na aquisição de 75 carretas com câmaras frias, para transporte das frutas das lavouras até o Porto de Natal, e na construção de um cross-docking, que é uma espécie de galpão refrigerado que otimiza a logística de embarque das cargas nos navios, com maior eficiência e velocidade para reduzir o tempo de armazenamento e garantir a qualidade das frutas no destino. “Isso só seria possível com uma estrutura dessas”, explica Ítalo Herbert, gerente da Agrícola Famosa.
Ítalo elenca também os motivos pelos quais a empresa decidiu aportar os recursos na capital potiguar. “O Porto de Natal é limpo, sem contaminação, e com um bom balanço do navio por causa das águas calmas. Isso proporciona melhor qualidade na navegação, que permite com que nós façamos o embarque das frutas sem avarias. Além disso, a proximidade também foi outro fator, o Porto de Natal está mais próximo das nossas unidades de produção”, destaca o gerente da empresa.
No 1º semestre deste ano, movimento caiu 34,24%
O Porto de Natal teve uma redução significativa na movimentação após a saída da francesa CMA CGM, em abril de 2023. Os efeitos ainda são sentidos. Dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) mostram que no primeiro semestre deste ano houve uma queda de 34,24% na movimentação portuária em comparação com o mesmo período do ano passado. O cenário acompanha um ritmo de redução que já tinha sido observado em 2023, quando a movimentação total do ano teve um balanço negativo de 32,6% ante o ano anterior.
O cenário contribuiu para que o Porto ficasse subutilizado e vazio por diversos meses, de acordo com trabalhadores que passaram a atuar de seis a oito meses durante o ano. Realidade distante de quando a CMA CGM ainda atuava no RN, quando os cerca de 220 estivadores, arrumadores e conferentes trabalhavam durante os 12 meses do ano. Para a governadora Fátima Bezerra, a chegada definitiva da Agrícola Famosa é um passo importante na direção do resgate do Porto.
“Isso aqui já é a comprovação porque os últimos investimentos que nós tivemos aqui foi na época do presidente Lula. O porto foi abandonado durante esses anos recentes. Agora, com a volta do presidente Lula, nós estamos retomando. O Governo do Estado participando intensamente com a iniciativa privada, a Agrícola Famosa, e o Governo Federal. O ministro de Portos nos assegurou os investimentos de R$ 60 milhões para a dragagem e R$ 10 milhões para as defensas”, pontuou Fátima.
A obra será executada com orçamento inicial estimado em R$ 45 milhões, estando em fase de definição de dotação orçamentária em uma ação conjunta do Ministério dos Transportes, através do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com o Ministério de Portos e Aeroportos.