JANJA LEVA TV “GLOBO” AO ALVORADA PARA MOSTRA AS CONDIÇÕES PRECÁRIAS QUE FOI ENTREGUE O LOCAL

Numa ação favorável ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Grupo Globo enviou uma jornalista ao Palácio da Alvorada, em Brasília, para percorrer o local com a primeira-dama, Janja Lula da Silva mostrando as condições da residência oficial da Presidência. O tom da gravação foi de queixas sobre o estado em que foi encontrado o Alvorada, em crítica à administração anterior, de Jair Bolsonaro (PL).

Em todos os governos, quando um presidente deixa a residência oficial, depois de 4 anos, há reparos a serem feitos. Eis exemplos abaixo:

  • 1994 – o então presidente Itamar Franco (1992-1995) determinou que o palácio passasse por reformas nas partes elétrica e hidráulica, além de uma nova pintura nas principais áreas, antes de ser ocupado por seu futuro residente –no caso, o tucano Fernando Henrique Cardoso (1995-2003);
  • 2004 – no 1º ano do 1º mandato de Lula, o palácio passou por amplas mudanças. Incluíram: instalação de ar condicionado, recuperação de pisos, reforma de copas e banheiros, pintura, impermeabilização e modernização dos elevadores. Segundo texto no site do PSDB, a reforma R$ 16 milhões à época;
  • 2017 – Michel e Marcela Temer se mudaram para o Alvorada 5 meses depois de o presidente tomar posse; móveis foram substituídos, tema controverso à época, e uma tela de proteção, instalada na sacada do 1º andar por causa do filho do casal, Michelzinho, que tinha 8 anos.

No tour amigável com a repórter do Grupo Globo pelo Alvorada, a abordagem indicava o que seria uma possível destruição da Alvorada. Na maioria das imagens, entretanto, o estado geral do edifício estava parecido ao que o Poder360 pode verificar em várias oportunidades ao longo dos anos.

Para demonstrar o que seriam os “estragos”, como diz o Jornal Nacional, foram mostradas:

  • a quina de uma mesa lascada;
  • poltrona com um pequeno rasgo no revestimento de couro;
  • alguns tapetes puídos;
  • tacos de madeira desgastados (por estarem perto de portas que levam à área externa);
  • área do teto com pé direito triplo, bem no alto, com infiltração no gesso perto de uma porta de vidro.
  • Tratada com muita deferência, Janja foi apresentada como cuidadora do bem público. “O que a gente percebe é que não teve cuidado, manutenção. Os pés dos móveis que são de latão não estão polidos”, disse a primeira-dama. “Eu e o presidente Lula resolvemos que a gente só vai mudar daqui [sic] quando a gente tiver um inventário completo do que tem aqui dentro, como foi entregue pra gente”, completou no trecho editado pelo Jornal Nacional.
  • A reportagem completa, com mais de 18 minitos, foi ao ar no canal a cabo de notícias do Grupo Globo, a GloboNews (audiência em novembro de 2022 de 0,2 ponto no Painel Nacional de Televisão, menos de 150 mil pessoas).
  • O Palácio da Alvorada é um edifício público. Recebe milhares de pessoas ao longo dos 4 anos de mandato de um presidente da República. Tapetes gastos e poltronas desgastadas são comuns e a cada período presidencial são necessários reparos quando há troca de inquilino.
  • Esta foi a 2ª aparição de Janja falando com jornalistas desde a vitória de Lula no 2º turno das eleições de 2022. A primeira-dama elegeu nos 2 casos o Grupo Globo. Primeiro, no programa dominical Fantástico. Agora, na GloboNews.
  • Poder360