MAIS DE 56 MIL ELEITORES DO RN PODEM TER TÍTULO CANCELADO. VEJA COMO REGULARIZAR

Foto: Arquivo/Marcello Casal Jr/Agência Brasil

No Rio Grande do Norte, 56.807 eleitores correm o risco de ter o título de eleitor cancelado por não comparecerem às urnas e não justificarem a ausência nas últimas três eleições, considerando cada turno como uma votação distinta. A 69ª Zona Eleitoral, localizada em Natal, é a que possui o maior número de eleitores sujeitos ao cancelamento, totalizando 4.860.

Os eleitores que estiverem nessa situação devem regularizar a inscrição junto à Justiça Eleitoral até o dia 19 de maio. Caso contrário, terão o título cancelado, o que pode acarretar diversas restrições civis, como a impossibilidade de emitir passaporte, receber benefícios sociais do governo federal, se matricular em universidades públicas, tomar posse em cargos públicos e, claro, votar nas próximas eleições.

Quem está isento?

A regra do cancelamento do título não se aplica a menores de 18 anos, maiores de 70 anos, pessoas analfabetas ou cidadãos com deficiência que comprovem dificuldade extrema para votar.

Como consultar e regularizar a situação?

Os eleitores podem consultar sua situação e, se necessário, regularizar o título de forma online pelo Autoatendimento Eleitoral no site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) ou pelo aplicativo e-Título. Também é possível fazer a regularização presencialmente, comparecendo a qualquer cartório eleitoral do estado. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h em Natal e das 8h às 13h nas zonas eleitorais do interior.

Para o atendimento presencial, é necessário apresentar um documento oficial com foto e, se possível, o título de eleitor ou e-Título, além de comprovantes de votação ou de justificativas eleitorais. Se houver pendências, também pode ser solicitado o comprovante de pagamento de multa ou a dispensa de recolhimento.

Os endereços e telefones dos cartórios eleitorais estão disponíveis no site do TRE-RN.

Zonas eleitorais com mais eleitores faltosos

Confira algumas das zonas eleitorais do estado com maior quantidade de eleitores sujeitos ao cancelamento:

  • 69ª ZE (Natal): 4.860 eleitores
  • 3ª ZE (Natal): 3.950 eleitores
  • 50ª ZE (Parnamirim): 3.706 eleitores
  • 1ª ZE (Natal): 3.661 eleitores
  • 4ª ZE (Natal): 3.662 eleitores
  • 2ª ZE (Natal): 3.564 eleitores
  • 33ª ZE (Mossoró): 2.287 eleitores
  • 34ª ZE (Mossoró): 1.840 eleitores
  • 51ª ZE (São Gonçalo do Amarante): 1.549 eleitores
  • 20ª ZE (Currais Novos): 1.167 eleitores

Os eleitores devem ficar atentos ao prazo e regularizar a situação para evitar transtornos e manter seus direitos civis ativos.