
Na manhã desse sábado (22), manifestantes fecharam a RN 160 por cerca de três horas para protestar contra o Governo do Estado e as péssimas condições da via que liga a BR 304 a distritos da zona rural de Macaíba e a Vera Cruz. Pneus foram queimados e motoristas de transporte alternativo usaram seus veículos para bloquear a passagem.
A estrada tem grande fluxo de veículos e é onde estão localizados a UPA de Macaíba, o campus da UFRN (Escola Agrícola de Jundiaí), Instituto Santos Dumont, Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo, empresas como a Só Gema.
Há muitos anos a RN 160 não passa por serviços de recapeamento e as condições da estrada pioraram significativamente nos últimos anos. De fora das rodovias selecionadas pelo Governo para obras de recapeamento, o Departamento de Estradas de Rodagens (DER/RN) chegou a tapar alguns buracos no ano passado e neste ano. Porém a extensão não representa nem um quarto da via. Os piores trechos, onde não há mais asfalto, ficaram de fora das operações.
Os trechos mais críticos da RN 160, na altura das comunidades rurais Riacho do Sangue, Tabatinga e Canabrava, em Macaíba, não passaram por qualquer tipo de manutenção. Com as últimas chuvas, o trecho de Tabatinga chegou quase a se romper, o que impediria o tráfego de veículos. E o DER mandou apenas uma equipe para tapar os buracos com barro.