O professor Rodrigo Codes, reitor eleito para a gestão da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) de 2024 a 2028, foi nomeado para a função na instituição nesta quinta-feira (8). A nomeação foi publicada por meio de decreto, assinado pelo presidente Lula (PT), no Diário Oficial da União.
De acordo com a publicação, Rodrigo Codes está nomeado para assumir as funções a partir do dia 31 de agosto. Em abril deste ano, o docente foi eleito para assumir a gestão da Ufersa ao lado de Nildo Dias, eleito vice-reitor na instituição. Ambos concorreram com a chapa encabeçada pela professora Ludimilla Serafim e pelo professor Jean Berg.
Na época, por meio de uma publicação conjunta, Codes e Dias frisaram que a vitória nas eleições foi de todos que ‘acreditam no poder da educação para transformar vidas e a sociedade’. “O futuro que vislumbramos para nossa UFERSA é promissor e de muitas possibilidades. Com humildade e determinação, vamos trilhar esse caminho de forma dialógica e coletiva”, complementaram.
Com uma carreira acadêmica extensa, o novo reitor da Ufersa apresenta dupla graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (2003) e em Engenharia Generalista pela Ecole Centrale de Lyon (2003) da França. Aliado a isso, tem mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais pela Universidade Federal do Ceará (2006) e doutorado em Engenharia Mecânica e de Materiais na Ecole Normale Supérieure de Cachan (ENS Cachan) na França (2011)
Tribuna da Norte