
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) avaliou nesta terça-feira (18) que o mercado de ovos, cujos preços dispararam recentemente, “deverá se normalizar até o final do período da quaresma, com o restabelecimento dos patamares de consumo das diversas proteínas”.
A entidade ponderou que não dá para afirmar, com certeza, o momento em que os preços dos ovos cairão, pois isso depende do próprio mercado do produto.
Mas avaliou que, por mais dois meses, a tendência é de que os preços continuem pressionados, caindo somente perto do fim da quaresma — em meados de abril.
De acordo com a ABPA, a alta registrada atualmente nos preços dos ovos representa uma “situação sazonal”, comum ao período pré e durante a quaresma.
- A entidade informou que os custos de produção acumularam alta nos últimos oito meses, com elevação de 30% no preço do milho e de mais de 100% nos custos de insumos de embalagens.
- E avaliou que, ao mesmo tempo, as temperaturas em níveis históricos têm impacto direto na produtividade das aves, com reflexos na oferta de produtos.