Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the essential-blocks domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u889259375/domains/joelrei.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
PESQUISA: 78% DOS BRASILEIROS CONSIDERAM MUITO IMPORTANTE O CONTROLE DE FAKE NEWS NAS REDES SOCIAIS – Blog Joel Rei PESQUISA: 78% DOS BRASILEIROS CONSIDERAM MUITO IMPORTANTE O CONTROLE DE FAKE NEWS NAS REDES SOCIAIS – Blog Joel Rei

PESQUISA: 78% DOS BRASILEIROS CONSIDERAM MUITO IMPORTANTE O CONTROLE DE FAKE NEWS NAS REDES SOCIAIS

Quase 8 em cada 10 brasileiros consideram muito importante o controle das notícias falsas nas redes sociais para garantir uma disputa justa nas eleições. É o que revela a 21ª edição da pesquisa Panorama Político 2024: Notícias Falsas e Democracia, do Instituto DataSenado, em parceria com o Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem (IPRI), da FSB Holding, que também mostra que apenas 10% apontaram a medida como “nada importante”, seguidos por 9% que consideram “pouco importante”.

Os dados também revelam que a ampla maioria (81%) acha que a divulgação de fake news pode afetar muito o resultado das eleições, enquanto 11% acreditam que o impacto é pouco, seguidos por 9% que consideram nulo. Outros 2% não souberam ou preferiram não opinar.

Foram entrevistados 21.808 pessoas de todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, entre 5 e 28 de junho. O o nível de confiança é de 95%. A margem de erro média nas respostas para dados nacionais foi de 1,2 ponto porcentual.

Responsabilização das redes sociais

Questionados se apoiam a responsabilização das plataformas de redes sociais pela disseminação desses conteúdos, 81% concordaram com a medida, mas o apoio chega a 95% entre os que se identificam como de esquerda e cai para 65% entre os que se classificam como de direita.

Contato com fake news

93% dos entrevistados declararam ser usuários de alguma rede social. Desses, 72% relataram ter acessado notícias que “desconfiam ser falsas” nos últimos meses. Na prática, isso significa que a maioria dos brasileiros com 16 anos ou mais já recebeu notícias falsas.

Entre os motivos que levam as pessoas a compartilhar esse tipo de conteúdo, 31% acreditam que é para mudar a opinião dos outros, 30% por não saberem que a notícia é falsa e 15% por confiar em quem mandou a informação, seguidos por 13% que apontaram o fato de a pessoa se sentir representada pelo conteúdo da fake news.

Metade da população (50%) considera difícil distinguir se uma notícia é falsa e outros 46% consideram essa uma tarefa fácil.

Democracia

A pesquisa também revelou que, apesar de somente 16% dos entrevistados se considerarem “muito satisfeitos” com a democracia brasileira, 66% ainda acham que essa é a melhor forma de governo, com apenas 15% respondendo que “em algumas situações, um governo autoritário é melhor” e 10% se mostrando indiferentes ao regime político. Outros 9% não souberam ou não responderam.