
A Arquidioce de Natal lançou, nesta quinta-feira (29), o primeiro Sínodo Arquidiocesano. Será realizado no próximo dia 7 de junho. O evento, realizado no Centro Pastoral Pio X (subsolo da Catedral Metropolitana), contou com a participação do Arcebispo Metropolitano, Dom João Santos Cardoso, padres, religiosas, imprensa natalense e agentes da Pastoral da Comunicação das paróquias da capital.
“O Sínodo Arquidiocesano é uma assembleia convocada e presidida pelo Arcebispo, que reúne presbíteros, diáconos, membros da vida consagrada e fiéis leigos da Igreja particular. Tem como objetivo auxiliar o bispo no discernimento e na promoção do bem pastoral e espiritual de toda a comunidade diocesana”, explicou Dom João Cardoso no lançamento.
O primeiro Sínodo da Arquidiocese de Natal tem por objetivo principal atualizar o Diretório Pastoral arquidiocesano. “A convocação do Sínodo surgiu, primeiramente, da necessidade de revisar o Diretório Pastoral da Arquidiocese de Natal, promulgado ad experimentum em 2015. Na época, Dom Jaime Vieira Rocha expressou, no Decreto de Promulgação, que esse Diretório deveria entrar em vigor por um período de dois anos, com possibilidade de revisão nesse intervalo. Passados dez anos, tornou-se necessário proceder a essa atualização, levando em conta a experiência pastoral acumulada e os novos desafios da realidade”, destacou o arcebispo.
Durante o lançamento, o Padre Matias Soares, membro da comissão geral do Sínodo, apresentou a programação do Simpósio Teológico, que será realizado de 3 a 6 de junho, com atividades online e presenciais. O Simpósio ajudará a preparar padres, diáconos, religiosos e leigos para a vivência do Sínodo Arquidiocesano. O tema que norteará a programação do Simpósio será “Igreja de Natal, o que dizeis de ti mesma”, o mesmo do Sínodo.
As pessoas poderão acompanhar as conferências do Simpósio, nos dias 3, 4 e 6, sempre a partir das 19h30, pelo canal da Arquidiocese de Natal no YouTube.
Abertura do Sínodo
A abertura do Sínodo Arquidiocesano será realizada no próximo dia 7 de junho, a partir das 16h, na Catedral Metropolitana de Natal. Na ocasião, haverá momento oracional conduzido pelo Padre Antônio Nunes, missa presidida pelo arcebispo Dom João Santos Cardoso e vigília de Pentecostes, coordenada pela Renovação Carismática e novas comunidades.
Durante os meses de junho, julho e agosto, acontecerá a fase de escuta aos fiéis, nas paróquias e em outros espaços da sociedade. Após essa fase serão desenvolvidas outras atividades que se estenderão até o final de 2026.