PROPOSTA DOS EUA PARA CESSAR-FOGO EM GAZA É APROVADO NO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU

O Conselho de Segurança da ONU aprovou, nesta segunda-feira (10), uma resolução de cessar-fogo na guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza. O texto foi proposto pelos Estados Unidos, que pediu ao Hamas que a aceite. O placar da votação foi de 14 votos a favor, zero contra e 1 abstenção, da Rússia.

A resolução demanda “as duas partes a aplicarem plenamente os seus termos, sem demora e sem condições”.

“Hoje, o Conselho manda uma mensagem clara ao Hamas: aceite a proposta posta na mesa. Israel já aceitou o acordo e os combates poderiam parar hoje, se Hamas fizer o mesmo. Repito: os combates poderiam parar hoje”, afirmou a embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield.

A aprovação do projeto, no entanto, não significa que as partes em guerra, Israel e Hamas vão cumpri-lo. (Leia mais abaixo)

Em uma primeira fase, o plano prevê os seguintes termos:

  • Cessar-fogo com duração de seis semanas
  • Recuo das forças Israel das áreas densamente povoadas da Faixa de Gaza
  • Libertação de certos reféns sequestrados durante o ataque do grupo terrorista Hamas e de prisioneiros palestinos detidos por Israel.

O acordo é previsto para ter três fases. Veja quais são abaixo.

Em comunicado, o Hamas saudou a aprovação da resolução de cessar-fogo e afirmou que está pronto para cooperar com os mediadores para a implementação dos princípios do acordo “que estão em consonância com as demandas de nosso povo e resistência”.