Rio Grande do Norte é o estado do Nordeste com o menor número proporcional de acidentes fatais no trânsito. A conclusão é de um estudo elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O levantamento completo será apresentado no lançamento do “Ranking de Competitividade dos Estados 2024”, que está previsto para 21 de agosto. Os dados reafirmam a importância da campanha Maio Amarelo, iniciativa que tem o objetivo de reduzir o número de acidentes no trânsito.
De acordo com o levantamento do CLP, o Rio Grande do Norte contabilizou 11,8 mortes a cada 100 mil habitantes. O número fica bem abaixo da média nacional, que é de 20,9 a cada 100 mil habitantes. Outros seis estados do Nordeste também ficaram abaixo da média nacional: Ceará (15,9), Pernambuco (16,2), Bahia (17,2), Sergipe (18,3), Alagoas (18,4) e Maranhão (19,7).
De modo geral, o Nordeste teve desempenho regular na análise de mortes no trânsito. A região reúne 26,9% da população brasileira, ao mesmo tempo em que apresenta 28,98% das mortes no trânsito no país.
A mortalidade nos transportes é divulgada anualmente pelo DataSUS e compõe um dos 99 indicadores do Ranking de Competitividade dos Estados, que será divulgado no dia 21 de agosto, em Brasília
Ranking de Competitividade dos Estados 2024
Além de apresentar dados de mortalidade e morbidade no trânsito, o Ranking de Competitividade dos Estados 2024 faz uma análise ampla dos estados. O levantamento mapeia informações de 99 indicadores, distribuídos em dez pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos estados brasileiros: infraestrutura, sustentabilidade social, segurança pública, educação, solidez fiscal, eficiência da máquina pública, capital humano, sustentabilidade ambiental, potencial de mercado e inovação.