RIO GRANDE DO NORTE FOI O ESTADO QUE MAIS REGISTROU CASOS DE ZIKA EM 2022

O Rio Grande do Norte foi estado do Brasil que registrou mais casos de zika em 2022. Sozinho, o território potiguar contabilizou mais de 40% dos casos de todo o país, com o registro de 3.757 diagnósticos prováveis da doença, enquanto, a nível nacional, foram registrados 9.204 casos. Os dados são do Boletim Epidemiológico Volume 54 elaborado pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde. 

De acordo com o levantamento, a incidência da doença é de 105,5 por 100 mil habitantes no estado. Os dados apontam a importância dos cuidados de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor, além da zika, também da chikungunya e da dengue. Essas outras duas arboviroses também apresentaram números de alerta na região. O Rio Grande do Norte fechou o ano com 14 mil casos prováveis de chikungunya e 42,6 mil de dengue.

A nível Brasil, quando os dados são comparados com 2021, todas as arboviroses apresentaram aumentos preocupantes: a dengue com crescimento de 162,5% nos registros, a chikungunya com 78,9% de crescimento e a zika com 42% a mais de casos prováveis.