RN LIDERA INCIDÊNCIAS DE GOLPES DIGITAIS NO NORDESTE

Um em cada quatro potiguares já perdeu dinheiro em golpes digitais. O Rio Grande do Norte desponta como o Estado nordestino com a maior incidência de vítimas de golpes, conforme dados da pesquisa DataSenado/Nexus.

O estudo revela que 25% dos potiguares afirmaram ter perdido dinheiro em crimes cibernéticos nos últimos 12 meses, como clonagem de cartão, fraudes pela internet ou invasão de contas bancárias. O estado está acima da média nacional, que é de 24%, e ocupa a quinta posição no ranking nacional dos estados com maior recorrência desse tipo de crime.

O professor Ramon Fontes, especialista em segurança da informação e forense computacional do Instituto Metrópole Digital (IMD) da UFRN, destaca que o número elevado de vítimas reflete a falta de conhecimento sobre medidas básicas de segurança. “A maioria da população não tem conhecimento sobre os procedimentos corretos para se proteger. Muitos desses golpes ocorrem por meio de mídias sociais, como WhatsApp, Telegram, Instagram e Facebook. Infelizmente, as pessoas ainda caem nesses golpes, mesmo sendo alertadas”, afirma o professor.

Tribuna do Norte