
O Rio Grande do Norte registra atualmente 1.043 pessoas à espera de um transplante, segundo dados divulgados pela Central de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). A lista inclui dois pacientes que aguardam coração, 22 por medula óssea, 363 por rins e 656 por córneas.
Com o objetivo de reduzir a fila e conscientizar a sociedade sobre a importância da doação, a Sesap lançou a campanha do Setembro Verde, com o lema “Super humanos, vidas que doam vida”. A abertura ocorreu no Hospital Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim, reunindo gestores, profissionais de saúde, transplantados e familiares de doadores.
Até meados de agosto, o Rio Grande do Norte realizou 185 transplantes: um de coração, 37 de rins, 63 de medula óssea (até julho) e 84 de córneas. A Central Estadual de Transplantes, coordenada por Rogéria Medeiros, também atua na captação de órgãos em hospitais do estado e, em alguns casos, no envio para outras regiões do país, com apoio da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Civil (Sesed) e da Força Aérea Brasileira.