SÓ 5% TÊM CONHECIMENTO ADEQUADO DE MATEMÁTICA NO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

Apenas 5,2% dos alunos que estavam no 3º ano do ensino médio na rede pública em 2023 apresentaram um nível de aprendizagem em matemática considerado adequado. O dado é de uma análise do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), divulgado nesta segunda-feira (28), quando é comemorado o Dia Mundial da Educação.

Já entre os alunos que estavam terminando a etapa de educação básica na rede privada, 30,5% tiveram o mesmo nível de desempenho.

A análise tem como base os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2023.

O número aparece ainda no estudo “Aprendizagem na Educação Básica: situação brasileira no pós-pandemia”, do Todos Pela Educação, também divulgado nesta segunda.

Desempenho em língua portuguesa

Já quando a análise é do desempenho em língua portuguesa por alunos do 3º ano, o resultado é melhor, mas ainda longe do ideal: cerca de 32,4% tiveram um nível de aprendizagem adequado.

Embora haja sinais de recuperação em relação a 2021 (31,2%), o número ainda é menor que o observado em 2019 (33,5%).

Outros destaques das análises do Iede e do Todos Pela Educação:

  • 5,2% dos alunos da rede pública no 3º ano do Ensino Médio atingem aprendizagem adequada em matemática.
  • Entre os estudantes do 9º ano, 16,5% demonstram domínio esperado em matemática (Iede).
  • No 5º ano, 43,5% dos alunos da rede pública têm desempenho adequado em matemática e 55,1% em língua portuguesa (Iede).
  • O Todos Pela Educação destaca que o país só recuperou os mesmos níveis de aprendizado adequado da pré-pandemia em língua portuguesa e com alunos de 9º ano. 35,9% dos estudantes da rede pública conquistaram o nível nos dois anos.