
O Rio Grande do Norte iniciou nesta terça-feira (1º) uma campanha para atualizar os cartões de vacinação de estudantes do estado. A campanha vai ocorrer tanto em Unidades Básicas de Saúde (UBS), como em escolas.
A campanha prevê uma semana de vacinação em escolas, entre os dias 5 a 9 de maio. Além disso, o Dia D está previsto para 26 de abril, com ações em todos os municípios do estado.
A data de encerramento da campanha está previsto para 31 de maio. A campanha é coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC).
Seguindo as diretrizes do Programa Saúde na Escolas, o mote da campanha no estado é “Minha Escola Nota 10 na vacinação: Nada de perder ponto na saúde!”.
O público-alvo é de crianças e adolescentes menores de 19 anos, matriculados nos ensinos infantil, fundamental e médio.
“A gente não sabe os riscos, quem tem e quem não tem doença, então é muito bom para prevenir [as vacinas]. Então, tem que se cuidar, e para isso a vacina está aí”, disse a técnica de enfermagem Thenille Morais, mãe do estudante adolescente Eduardo Morais.
Foco em vacina do HPV
O objetivo é intensificar a imunização prevista no Calendário Nacional de Vacinação, com foco especial na vacina do HPV, tanto para meninas quanto para meninos.
Veja quais as vacinas ofertadas
Além de todas as vacinas do calendário básico, serão ofertados os seguintes imunizantes:
Febre Amarela; Tríplice Viral e Tríplice Bacteriana (DTP) – para as crianças a partir de 8 meses e menores de 5 anos (ensino infantil);
Febre Amarela, Tríplice Viral, Tríplice Bacteriana (DTP), Meningocócica ACWY e HPV – para crianças a partir de 5 anos e adolescentes menores de 15 anos (ensinos infantil, fundamental e médio).