
Em primeiro lugar no ranking nacional de redução de homicídios, o Rio Grande do Norte apresentou queda de 18,8% na violência no RN entre os anos de 2022 e 2023. Os dados inéditos foram divulgados nesta segunda-feira (12) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no Atlas da Violência 2025.
O relatório também aponta que o RN ocupa o primeiro lugar na redução da violência entre jovens de 15 a 29 anos. Com isso, o estado supera Paraná e Amazonas, que aparecem em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Queda da violência no RN é resultado de ações integradas
Segundo o secretário de Segurança Pública do RN, coronel Araújo, a expressiva queda da violência é fruto de um conjunto de ações coordenadas com planejamento, investimentos e parceria entre diversas instituições.
O secretário destacou que políticas públicas focadas na prevenção, reestruturação das forças policiais e ações comunitárias foram essenciais para o avanço. “A diminuição dos índices não é acaso. É fruto de muito trabalho”, afirmou Araújo.