ASSEMBLEIA: DISPUTA PELA VAGA NO TCE TEM VIRADA DE GEORGE SOBRE GUSTAVO

Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) se prepara para uma mudança em seu quadro de conselheiros neste ano, com a abertura de vaga para o cargo vitalício. Com a saída do conselheiro Tarcísio Costa, a vaga pertence à Assembleia Legislativa, que indica o nome escolhido pelos parlamentares e decide por voto secreto. A disputa entre dois deputados parece já ter um desfecho.

Entre os 24 deputados, dois disputam acirradamente a vaga: George Soares (PV) e Gustavo Carvalho (PSDB). O deputado Gustavo Carvalho, hoje com 61 anos e com cinco mandatos na Casa, começou o ano com 14 votos contados e garantidos dos colegas de plenário. Recentemente, três passaram a apoiar o concorrente direto dele, George Soares (PV), que tem 45 anos e formou-se em Ciências Contábeis pela UFRN. Os deputados Nelter Queiroz (PSDB), Coronel Azevedo (PL) e Galeno Torquato (PSDB) ajudaram na virada interna.

A votação será no dia 26 de junho, de forma interna e secreta. O presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), só vota em caso de empate. Cinco deputados conversaram com o AGORA RN, mas sob anonimato. Dos cinco, três hoje votam em George e dois são declarados de Gustavo Carvalho. Conforme apurado pela reportagem, o deputado do Vale do Açu teria no mínimo 12 votos, contra 8 do ex-presidente do América.

Estão declaradamente apoiando Gustavo Carvalho os deputados: Tomba Farias, Dr. Kerginaldo Jácome e José Dias, ambos do PSDB. Do Solidariedade, Cristiane Dantas e Luiz Eduardo. Do PL, a deputada Terezinha Maia. O deputado Ivanilson Oliveira, do União Brasil, teria fechado, conforme vazou Dr. Kerginaldo aos colegas ouvidos pela reportagem.

Passaram a apoiar, nos últimos dias, o nome de George Soares: Nelter Queiroz, Galeno Torquato e Coronel Azevedo, que estariam antes na conta de Gustavo. George também conta declaradamente com Kleber Rodrigues, Dr. Bernardo e Ubaldo Fernandes, ambos do PSDB. Já Francisco do PT, Divaneide Basílio e Isolda Dantas, além de Hermano Morais, estão na lista.

Hoje ainda aguardando definições estão os deputados Taveira Júnior (União Brasil), Adjuto Dias (MDB) e Neilton Diógenes (PP). A deputada Eudiane Macedo (PV) ensaiou concorrer, mas foi vítima do afunilamento dos votos entre George Soares e Gustavo Carvalho. Já Neilton vai ouvir o deputado federal João Maia (PP), seu padrinho político. O suplente Vivaldo Costa (PV) tem em nome de uma amizade antiga com João, pedindo apoio para George.

O deputado Adjuto Dias vai também ouvir as orientações do pai, o prefeito Álvaro Dias (Republicanos). Nas últimas horas, em respeito à amizade de décadas e aos 84 anos de Vivaldo, Álvaro poderá fazer Adjuto migrar para George, beneficiando Vivaldo ao seu retorno à Assembleia Legislativa, com o compromisso que, em 2026, Vivaldo não concorrerá e nem deixaria o prefeito Dr. Tadeu ou o ex-prefeito Bibi Costa entrar na disputa para deputado estadual, beneficiando em Caicó e região, Adjuto Dias.