O prefeito de Natal, Álvaro Dias, anunciou em suas redes sociais que vai assinar nesta segunda-feira (21), às 10 horas, o contrato com a Comperve para a realização do concurso público para professores efetivos da Rede Municipal de Ensino. A solenidade de assinatura vai acontecer no Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura do Natal. O último concurso para professores de Natal foi realizado em 2010.
Serão ofertadas 710 oportunidades, sendo 450 destinadas para pedagogo da educação infantil e ensino fundamental.
As 260 vagas restantes são de componentes curriculares específicos, como: Língua Portuguesa e Inglesa, Geografia, História, Ciências, Matemática, Ensino Religioso, Artes/Música e Teatro, bem como Professor de atendimento educacional especializado em Libras.
A nova lei informa que os professores que ingressarão na rede municipal a partir do concurso futuro deverão cumprir uma carga horária de 30 horas semanais, de acordo com a seguinte proporcionalidade: 2/3 em sala de aula e 1/3 de hora-atividade para planejamento/formação.
Será necessário, assim, cumprir 20 horas semanais com os estudantes e 10 horas semanais da maneira que melhor atenda às necessidades das unidades de ensino. Os aprovados terão um carga horária de 30 horas semanais, com ganhos iniciais de R$3.315,41.
Vagas
São 710 (setecentos e dez vagas) para o cargo de Professor, conforme distribuição a seguir:
- Professor Pedagogo para Educação Infantil e Ensino Fundamental 450
- Professor do Atendimento Educacional Especializado – AEE 60
- Professor de Arte/Dança 05
- Professor de Arte/Artes Visuais 06
- Professor de Arte/Teatro 06
- Professor de Arte/Música 05
- Professor de Educação Física 15
- Professor de Ensino Religioso 25
- Professor de Geografia 13
- Professor de História 15
- Professor de Inglês 15
- Professor Intérprete de Libras 10
- Professor de Língua Portuguesa 30
- Professor de Matemática 40
- Professor de Ciências da Natureza 15
- TOTAL 710
Banca realizadora
A Comperve é o Núcleo Permanente de Concursos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a UFRN, e será a banca responsável pela realização do certamente, destinado ao provimento de 710 vagas para o quadro do magistério.
A realização da seleção será possível após o Legislativo Municipal aprovar o texto do Projeto de Lei Complementar n° 214/2024, que instituiu o novo plano de carreira e autorizou a criação das vagas para o concurso público.